terça-feira, 29 de setembro de 2009

respostas a qestões do prof paulo

SEGUNDO OS TEXTOS E FRAGMENTOS DE HERÁCLITO:
ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE AO TEMPO, LOGO ELE É MUTAVEL;
“MOSMO HOMEM NÃOP ENTRA DUAS VEZES NOP MESMO RIO”
TUDO MUDA ENTÃO SE HÁ UM SER ELE ESTÁ NO TEMPO (KRONOS)
ALGO QUE MUDA DEIXA DE SER O QUE ERA PARA SER OUTRA COISA.
EXEMPLO:
JOÃO É UM SÓ, MAS AOS DEZ ANOS FOI UM, AOS VINTE FOI OUTRO, MAS UM E OUTRO SÃO MULTIPLOS, MS AMBOS SÃO UNO, SÃO O MESMO JOÃO.
PROBLEMA: SE O SER ESTÁ LIGADO AO UNO , MAS ESTE UNO (JOÃO) É MULTIPLO POR PARTICIPAR DO TEMPO, LOGO ESTE UNO É MULTIPLO.
ENTRAMOS EM UMA APORIA RELACIONADA A VERDADE:
O SER PARTICIPA DO UNO, A VERDADE PARTICIPA DO SER, SE JOÃO COMO NO EXEMPLO ACIMA ESTÁ NO MOVIMENTO DE MUDANÇA E SE ELE DEIXA DE SER PARA SER OUTRO, E VERDADE QUE CONSEQUENTEMENTE PARTICIPA DO SER JOÃO TAMBÉM MUDA, LOGO NÃO TEMOS UMA VERDADE ÚNICA.
ESSA IDEIA PRIMEIRA DE HERACLITO NOS DEIXOU UMA QUESTÃO RELACIONADA AO TEMPO E A VERDADE.
AO ENTRARMOS NA IDÉIA DE PARMÊNIDES SEGUNDOI SEUS FRAGMENTOS O SER É UNO, ETERNO, IMUTAVEL,VERDADEIRO E IMOVEL.
O SER QUE É UNO ESTA DIRECIONADO DIRETAMENTE COM O MUNDO DAS IDEIAS, ONDE NÃO PARTICIPA E NEM TEM LIGAÇÃO COM O TEMPO.
NÃO É COMO AS COISAS QUE VEMOS NEM PERCEBEMOS ATRAVÉS DO MUNDO DA OPINIÃO E DOS SENTIDOS.
AGORA TEMOS UM PROBLEMA, POIS SE O SER NÃO É COMO AS COISAS QUE VEMOS E PERCEBEMOS , POIS ELAS SE MOVEM COM O TEMPO, PODEMOS TIRAR ALGUMAS PREMISSAS DE QUE NÃO PODEMOS CONHECER O SER E TUDO QUE PERCEBEMOS NÃO EXISTE.
(ESSA DISCUÇÃO EM RELAÇÃO A HERÁCLITO E PARMÊNIDES É IMPORTANTE, POIS ALEM DE FOMENTAR UMA DISPPUTA RETORICA ESTA LIGADA DIRETAMENTE A FELICIDADE).
PLATÃO NO TEXTO “PARMÊNIDES” AO RELACIONAR AS DUAS IDEIAS (HERÁCLITO E PARMÊNIDES) TENTA RESPONDER AS APORIAS QUE SURGEM NESSA DISCUÇÃO.
COMO A APORIA A POUCO DESCRITA , SE TUDO MUDA NO TEMPO A VERDADE TAMBÉM MUDA.

MAS HÁ TAMBÉ APORIAS RELACIONADAS AS MUDANÇAS DO SER (PARMÊNIDES- 141 a, 141b, 141c)
“O SER É QUANDO ALGUMA COISA É FOI OU SERÁ, SE ALGUMA COISA FOI OU VIRÁ A SERELA É, SE ALGUMA COISA NÃO FOI E NÃO VIRÁ A SER ELA NÃO É E NÃO SERÁ”.
DE QUALQUER MODO MANTEM-SE A APORIA “ SE O UNO PARTICIPA DO TEMPO ,O UNO É MULTIPLO”
PLATÃO RESOLVE ESSAS APORIAS (INCLUSIVE A QUESTÃO DOS SOFISTAS: ”SE O UNO NÃO É SER ELE NÃO PODE SER COMPREENDIDO OU DITO”) AO TENTAR CHEGAR NO “ MELHOR DOS MUNDOS” OU SEJA UMA VERDADE SEM A APORIA DO TEMPO DE MANEIRA QUE NOS PASSA A SER COMPREENSIVEL ; PLATÃO INSERE O UNO NO TEMPO DE MANEIRA QUE PASSA A NOS SER COMPREENSIVEL.
DE QUE MANEIRA PLATÃO NOS COLOCA O UNO NO TEMPO?
PARTINDO DA IDEIA DE QUE TUDO TEM UM PRINCIPIO, BUSCANDO UM MOMENTO, PROPICIO QUE SEJA PERTINENTE O UNO SER COLOCADO NO TEMPO, BUSCANDO UM “INSTANTE ONDE SE TERMINA E SE INICIA O TEMPO, HÁ UM MOMENTO ONDE TUDO PARTE DO ZERO, ONDE SE PRINCIPIA O TEMPO, ESTE INSTANTE É DENOMINADO POR PLATÃO DE “NUM” .



QUESTÃO SEGUNDA...

PLATÃO CRITICA A PRAXIS DOS SOFISTAS.
EMBORA A PRAXIS É ALGO RÁPIDO E PRÁTICO, NÃO É DURADOURA, NÃO SE MANTEM NO TEMPO E NEM SE RENOVA.
MAS COMO DIZ O DITADO POPULAR: A PRATICA NÃO LEVA A PERFEIÇÃO?
EXATO! MAS LEVA À PERFEIÇÃO EM UM CASO ESPECÍFICO, POR EXEMPLO, PROFESSORES DE CURSOS PRÉ- VESTIBULARES.
UM PROFESSOR DE HISTÓRIA DE CURSOS DESSE TIPO APESAR DE TODA SUA FORMAÇÃO E TODA SUA ESPERIÊNCIA, SÓ LECIONA AQUILO QUE AS PROVAS PEDEM E DEMANDAM A SER LECIONADAS, SEM DISPERTAR OPINIÃO CRÍTICA OU TESES RENOVADAS SOBRE O QUE ESTÃO ENSINANDO, É BASICAMENTE UMA GRANDE AULA SOBRE O QUE CAI NAS PROVAS.
UMA VEZ QUE PROPUNHAM ATRAVÉS DA RETÓRICA UM ACORDO ÚNICO PARA QUALQUER TIPO DE QUESTÃO, ELES NÃO SE RENOVAVAM NO TEMPO, DEIXAVAM DESILUSÕES PARA AQUELES QUE TENTAVAM RENOVAR OU COLOCA-LOS EM QUESTÃO PARA OUTRO PROBLEMA.
INCLUSIVE OS SOFISTAS ATRAIM MUITO OS JOVENS COM SUAS IDEIAS, ELES ERAM ATRAIDOS, POIS NÃO TINHAM EXPERIÊNCIA DE VIDA E NEM TIVERAM TEMPO DE SEREM DESILUDIDOS.
PLATÃO COLOCA A SOLUÇÃO FILOSÓFICA COMO NEM SEMPRE A MAIS RÁPIDA MAS SIM COMO EFICAZ E DURADOURA.
UMA QUESTÃO A SER RESOLVIDA ATRAVÉS DA “POYESIS”, ELA SEMPRE VAI SE RENOVANDO COM O TEMPO, ELA SEMPRE ESTÁ CRIANDO ALGO DE NOVO ATRAVÉS DA MIMESI DO UNO OU SEJA PLATÃO NÃO TRAZ DIRETAMENTE O UNO NO TEMPO MAS SIM O REPRESENTA NO TEMPO.
O FILOSOFO TRAZ A MIMESE MAIS PROXIMA DO TEMPO.
OS SOFISTAS AO PROPOR UMA MIMESE DO TEMPO, USA ESTA MESMA MIMESE NOVAMENTE, FAZENDO A MIMESI DA MIMESI,UM SIMULACRO
HÁ DUAS PARTES NA MIMESI, UMA QUE SIMULA O REAL E OUTRA QUE SIMULA A CÓPIA DO REAL, TRNSFORMANDO EM PHANTASMAS.
OS SOFISTAS FAZEM A ARTE DA SIMULAÇÃO (PHANTASTYKÉ)
“AÍ ESTÃO DUAS FORMAS QUE ANUNCIEI DA ARTE QUE PRODUZ IMAGENS: A ARTE DA CÓPIA E ARTE DO SIMULACRO”(SOFISTA 236C)
LÓGO A GARANTIA DA RENOVAÇÃO DA RESPOSTA OU DO CICLO POR ASSIM DIZER, É A POIESYS, POR SEMPRE ESTAR CRIANDO ALGO DE NOVO ATRAVÉS DE SI MESMO.

QUESTÃO TERCEIRA...

SEGUNDO GORGEAS ,SE O SER NÃO PODE SER COMPREENDIDO OU DITO NÃO HÁ CRITÉRIO DE VERDADE VALIDO,POIS TUDO QUE EXISTE SERÁ VALIDO.
PLATÃO COLOCA EM SOFISTA(237A ) UMA CITAÇÃO FEITA POR ESTRANGEIRO A RESPEITO D E PARMÊNIDES:”JAMAIS OBRIGARAS O NÃO SER A SER”.
CPNCLUÍMOS AO O NÃO RECONHECIMENTO DO NÃO SER, PARA PARMÊNIDES O SER É O NÃO SER NÃO É, OU SEJA COMO DISTINGUIR O VERDADEIRO SE NÃO EXISTE O FALSO?
SERIA NECESSÁRIO ,SEGUNDO PLATÃO, O RECONHECIMENTO DO FALSO PARA ACATAR O VERDADEIRO. LÓGO O PARRICIDEO DA-SE AO “PAI PARMÊNIDES”.
O PARRICIDEO SOBRE O PAI PARMÊNIDES É NECESSÁRIO PARA RECONHECER A VERDADE ATRAVÉS DO NÃO SER, PLATÃO UTILIZA-SE DESSA IDEIA SOBRETUDO PARA PROVAR O ERRO DOS SOFISTAS .
O SIMULACRO DOS SOFISTAS OU SEJA A MIMESI DA MIMESI,,SENDO UM NÃO SER QUE NÃP PARTICIPA DO SER É POREM O NÃO SER SE DISTANCIA DO SER COMO O MAL SE DISTANCIA DO BEM.
ATRAVÉS DO DISCURSO FALSO CRIA-SE A POSSIBILIDADE DE UMA RESPOSTA MAIS PROXIMA DA VERDADE OU SEJA RECONHECENDO O DISCURSO FALSO ABRE-SE UMA PERSPECTIVA PARA O DISCURSO VERDADEIRO. DAÍ TOMEMOS A FRASE SABIA DE SÓCRATES “SÓ SEI QUE NADA SEI”, UMA VEZ RECONHECENDO MINHA IGNORANCIA POSSO DIRECIONAR MINHA VISÃO OU OPINIÃO A POSSIBILIDADE DO CAMINHO VERDADEIRO, O CAMINHO DO ACERTO.

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